Como salvar meu casamento?

terapia conjugal

Superando as crises no relacionamento

Você já leu, neste site, o artigo “Crise no Casamento”? Dê uma olhada. Ele explica um pouco do que acontece na vida a dois.

Antes de deixar que aconteça uma separação, procure ajuda. Se vocês se separarem, provavelmente irão buscar um segundo relacionamento.

A expectativa de que um outro homem ou uma outra mulher será melhor do que seu marido atual, ou do que sua mulher atual, poderá gerar uma frustração.

O seu novo amor provavelmente já foi o amor de outra pessoa antes de você. E, se não deu certo antes, será que dará certo agora com você?

Vamos compreender o que acontece. Nós desenvolvemos padrões de sentimentos e de comportamentos durante a nossa vida, com base nas nossas experiências e nos nossos aprendizados. São esses padrões que levamos para a vida a dois. Chamamos de “nosso jeito”, “nossa maneira de ser”.

Quando a “nossa maneira de ser” e a “maneira de ser da outra pessoa” são muito incompatíveis, normalmente não mantemos relacionamento com ela. Mas, quando a “nossa maneira de ser” é mais ou menos compatível com a “maneira de ser da outra pessoa”, principiamos um relacionamento com ela.

Ser mais ou menos compatível não garante a felicidade. E, o pior, dificilmente acharemos uma compatibilidade total. Por isso, é fundamental um processo de adequação das “maneiras de ser” para um casamento ser bem sucedido.

Os melhores caminhos que temos visto em clínica são: Primeiro, já na fase de namoro, o casal procura o terapeuta para o tratamento dos problemas causados pelas diferenças individuais. Após os primeiros anos de casamento, na medida em que outros problemas apareçam, o casal volta ao terapeuta para ajustar esta nova fase da vida. E, assim, a vida continua sendo construída a dois, sanando as dificuldades que vão surgindo. Desta forma, a vida do casal continuará… até que a morte os separe!

Se já for o segundo ou o terceiro casamento, a terapia de casal é então essencial e urgente, pois, o padrão estará se mostrando implacável e é preciso mudar o modo de pensar e agir.

Os resultados que temos visto em clínica são de mudança do modo de vida, de melhoria nos cuidados pessoais, do crescimento a dois e de uma vida saudável e feliz, já com as primeiras sessões de tratamento.

Para um primeiro passo rumo à melhoria da qualidade no relacionamento, a consulta inicial não tem custo para o casal.

Por Antonio Belamoglie, terapeuta de casais