Problemas da vida moderna

estresse_preocupacao_problemas_vida_moderna

Estresse e preocupação

Há dois fenômenos que aconteceram entre o final do século passado e o começo deste século.

O primeiro é com relação ao trabalho e ao emprego. No século passado, as pessoas entravam nas empresas como auxiliares e iam sendo promovidas a líderes, encarregados, supervisores, gerentes, diretores e até presidentes, trabalhando numa mesma empresa por 10, 20 ou 30 anos.

Neste novo milênio, não temos mais esses níveis hierárquicos, poucas são as oportunidades de carreira, cada profissional é uma célula que executa as suas próprias tarefas; portanto, ele está só.

Segundo, também até o século passado, as pessoas namoravam, noivavam, casavam, tinham filhos e viviam casadas até que a morte as separasse.

Neste novo milênio, as pessoas procuram apenas o sexo e não querem se casar. Aqui, também a solidão.

Esses dois fenômenos, o do trabalho e o da família, estão causando e, cada vez mais profundamente, vão causar danos psicológicos. Por que?

Porque o profissional não tem mais o seu supervisor para lhe ensinar e dar suporte para executar o seu trabalho… e se sente abandonado. E os filhos, sem a estrutura da família, estão sendo criados pelas babás e educados apenas nas escolas… também se sentem abandonados.

Em ambos os casos, no profissional e no pessoal, há a grande doença moderna: o sentimento de abandono, que é o nosso próximo tema.

Psicanalista Antonio Belamoglie