Psicopatologias

Agende uma Avaliação Inicial Grátis pelo WhatsApp.

______________________________________

1. Ansiedade – Apreensão em relação ao futuro. Medo diante da necessidade de escolha.

2. Complexo de Abandono – “Ninguém me ama, ninguém me quer”. Procura dar muito de si, ou trabalha solitário.

3. Complexo de Castração – Nada pode, timidez, insegurança, apatia, dependência, não se faz notar.  Na forma compensadora, busca status social: “O homem pode ser um Don Juan”. “A mulher pode ser uma pervertida”.

4. Complexo de Culpa – (ver: neurose de destino) Não se sente merecedor de felicidade, se sente responsável por acontecimentos desagradáveis (“…se eu não tivesse me demorado…”).

5. Complexo de Insegurança – Tem medo de tudo, de falar, de tomar atitude, tem atos compulsivos de compra, trabalha muitas horas por dia, faz coisas perigosas para provar que não tem medo da morte.

6. Culpa – Remorso por algo que fizemos – ou deixamos de fazer – que prejudicou ou que pode prejudicar a nós mesmos ou a outras pessoas.

7. Depressão – Falta de vontade de viver. Intenso retraimento. Medo do mundo exterior. Não aceita a realidade exterior do cotidiano.

8. Distúrbio Bipolar de Ânimo – Muda de ânimo constantemente, em curto período de tempo.

9. Esquizofrenia – Fuga da realidade, mania de perseguição, alucinações, alterações de pensamento, delírios, perda de contato com a realidade. Aparecimento de sintoma orgânico decorrente de situações emocionais: paralisia, cegueira, surdez, etc., devido a lembranças reprimidas, de grande intensidade.

10.Histeria de Angústia – Neurose cujo sintoma central é a fobia.

11. Histeria de Conversão – Alteração ou limitação física involuntária e inconsciente que ocorre como resultado de conflitos ou necessidades psicológicas.

12. Histeria de Defesa – Exercer atividade defensiva contra as representações suscetíveis de provocarem afetos desagradáveis.

13. Histeria de Hipnóide – O sujeito não pode integrar na sua pessoa e na sua história as representações que surgem no decorrer de estados hipnóticos.

14. Histeria de Retenção – Paralisia por impulso reprimido que não conseguiu ab-reagir.

15. Histeria Traumática – Sintomas somáticos, particularmente paralisias, após traumatismo físico.

16. Neurose Atual – Tensão por um conflito ocorrido recentemente, não relacionado a traumas de infância.

17. Neurose de Abandono – Insegurança afetiva, causando angústia, ansiedade, sentimento de menosvalia, masoquismo.

18.Neurose de Caráter – É uma defesa do ego tomando postura de superioridade ou de defesa às vezes agressiva para combater sentimentos de inferioridade. Pode contestar regras, normas e leis.

19. Neurose de Guerra – Trauma causado por acidente, ou por experiências assustadoras, especialmente em situações de conflito em massa: guerra, exposição a substâncias químicas ou ameaçadoras durante um período de conflito.

20. Neurose de Transferência – A libido é deslocada para objetos reais ou imaginários.

21. Neurose do Destino – (ver: complexo de culpa) Impressão de que o destino o persegue.

22. Neurose do Fracasso – Não suportar obter exatamente aquilo que mais deseja.

23. Neurose Familiar – Na família, as neuroses individuais se completam e se condicionam reciprocamente.

24. Neurose Fóbica ou de Angústia – Medos (de água, de altura, de lugares fechados, etc.).

25. Neurose Mista – Coexistência de sintomas de neuroses etimologicamente diferentes.

26. Neurose Narcísica – Imensa insatisfação com o próprio ego.

27. Neurose Obsessiva Compulsiva – Lavar as mãos inúmeras vezes, tomar longos banhos por se sentir sujo, pensamento catastrófico, compulsões, busca pela perfeição, cria “tempestade em copo d’água”, ciúmes exagerados, sentimento de perda do objeto direto.

28. Neurose Traumática – Interpretação traumática de fatos que traz excitação à vida psíquica.

29. Síndrome de Burnout – A síndrome de burnout, do inglês “burn out” (queimar por dentro) é causada pela dedicação exagerada à atividade profissional, o desejo de ser o melhor e sempre demonstrar alto grau de desempenho.

30. Síndrome do Pânico – Grande aflição e medo diante de alguma situação.

31. TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Inquietude, agitação, desatenção, sentimento de perda e de abandono (as causas podem ser genéticas por falta de produção de serotonina).

32. Transtorno Bipolar Afetivo – Alterações de humor, em pouco espaço de tempo, para o lado da depressão e para o lado da mania.

33. Transtorno de Ansiedade – Ataques de ansiedade antes ou depois de realizar algo.

34. Transtorno de Personalidade Anti-Social – Desrespeito e violação dos direitos dos outros. Esse padrão é conhecido como psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade dissocial.

35. Transtorno de Personalidade Borderline – Instabilidade nas relações pessoais, na auto-imagem e nos afetos. Faz esforços para evitar abandonos reais ou imaginários.

36. Transtorno de Personalidade Dependente – Necessidade excessiva de ser cuidado que leva a um comportamento submisso e ao medo de separação.

37. Transtorno de Personalidade Esquiva – Inibição social e hipersensibilidade à avaliação negativa. Medo de crítica e desaprovação.

38. Transtorno de Personalidade Esquizóide – Evita relacionamento social. Preferem passar seu tempo sozinhos a estarem com outras pessoas.

39. Transtorno de Personalidade Esquizotípica – Desconforto e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos. Podem pensar que têm poderes de pressentir acontecimentos ou de ler a mente de outras pessoas.

40. Transtorno de Personalidade Histriônico – Emocionalidade excessiva e busca ser o centro das atenções.

41. Transtorno de Personalidade Narcísica – Mania de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.

42. Transtorno de Personalidade Obsessiva Compulsiva – Mania de perfeição, de cumprir normas, de organização, de arrumação, limpeza e ordem nas coisas.

43. Transtorno de Personalidade Paranóide – Desconfiança e suspeita quanto aos outros. Achar que as outras pessoas os exploram, prejudicam ou enganam, ainda que não exista qualquer evidência.

44. Transtorno Obsessivo Compulsivo – Repetição de algum ato diversas vezes ao dia, não controlável e causador de grande ansiedade.

45. Transtorno Psicótico Breve – Perturbação psicótica que dura pelo menos um dia e tem remissão dentro de um mês causado por morte familiar, doença sócio-ocupacional, ou após o parto.

46. Transtorno Psicótico Compartilhado – Delírios de ciúmes, hipocondríacos, somáticos e de grandiosidade apresentados em conjunto com outras pessoas.

47. Transtorno Psicótico Delirante – Delírios de ciúmes, hipocondríacos, somáticos e de grandiosidade, desconfiança, raiva e hostilidade.

48. Transtorno Psicótico Esquizoafetivo – Episódio de humor e sintomas da fase de esquizofrenia ocorrendo juntos.

49. Transtorno Psicótico Esquizofrênico – Presença de dois ou mais sintomas: alucinações, discurso desorganizado, desempenho prejudicado, comportamento catatônico.

50. Transtorno Psicótico Esquizofreniforme – Sintomas de curta duração de: fuga da realidade, manias de perseguição e alucinações.

Voltar à página “Leituras”

Página Inicial