Traição

terapia de casal sp

Traição nos relacionamentos

Dois fatores são as causas principais de muitos males na vida pessoal, profissional e conjugal: o egoísmo e a inveja.

Pelo egoísmo, eu quero apenas a minha satisfação. Pela inveja, eu quero a felicidade que vejo no outro.

Assim, o casal que deveria viver para o objetivo comum do casamento que é construir uma vida única para os dois, pelo egoísmo, cada um busca a sua própria satisfação que parece existir naquela outra mulher que ele conheceu no trabalho ou naquele outro homem que ela viu no restaurante. E, pela inveja, querem a felicidade que parece existir com aquela outra mulher ou com aquele outro homem.

Como resultado, há uma grande decepção, normalmente percebida logo no início. Aquela outra mulher que se preparou como uma princesa para os primeiros encontros, e aquele outro homem que se mostrou um príncipe encantado, tiram suas máscaras e apresentam aqueles mesmos defeitos que pareciam inaceitáveis na sua mulher ou no seu marido atual.

Quem é infeliz no casamento, está caminhando na vida como se estivesse olhando para as guias e sarjetas das ruas, onde estão as sujeiras. A felicidade existe quando os dois olham para o centro da avenida que leva para o grande objetivo que os uniu. E as sujeirinhas das guias e sarjetas, quer dizer, as bobagens da vida, aquelas briguinhas bobas, vão continuar existindo, porém não serão mais o foco.

O foco do casal deve ser a realização de objetivos comuns, a parceria entre os dois, o respeito, a cumplicidade, a fidelidade, o amor e a felicidade.

Psicanalista Antonio Belamoglie, terapeuta de casais